quinta-feira, 17 de março de 2011

Carnaval de Corumbá – Melhor do Centro-Oeste






O Carnaval corumbaense é considerado o melhor do Centro-Oeste brasileiro. A festa popular atinge todos os públicos e recebe influências de diversas regiões do país. Do Rio de Janeiro graças a presença constante de militares da Marinha, herdamos o gosto e a tradição por desfile de rua. Não é a toa que nossas escolas de samba são inspiradas nas grandes agremiações cariocas, sempre inovando e trazendo o glamour dos desfiles do Rio. Aqui temos sete escolas de samba sendo que as mais tradicionais são: a Império do Morro, diversas vezes campeã do carnaval, a Vila Mamona. As demais são: a Mocidade Independente de Nova Corumbá, a Unidades da Major Gama, Marquês de Sapucaí, Caprichosos de Corumbá e a Pesada. Os Blocos Oficiais também fazem a alegria do povo. O Clube dos Sem, o Flor de Abacate, Arthur Marinho, Olodum e outros desfilam no sábado de carnaval e atraem uma multidão a Avenida General Rondon.

Da Bahia vieram os blocos independentes que reúnem grande número de foliões que desfilam atrás do trio-elétrico nas cinco noites de carnaval: Bloco Afoga o Ganso, Biriguis, Guerreiros Unidos por uma Garrafa e Fúria Independente.


Outra peculiaridade local é o Carnaval Cultural, com o desfile dos Corsos, Bloco de Frevo, Ala das Pastoras, Bloco dos Palhaços, Bloco dos Marinheiros e dos cordões carnavalescos Flor de Corumbá, Paraíso dos Foliões, Cinelândia e Cravo Vermelho. O “Carnaval Cultural” resgata parte importante da cultura e da história do povo corumbaense.

As apresentações remetem ao passado, relembrando os antigos carnavais da Capital do Pantanal nas primeiras décadas do século passado. Não há disputa por título. Os foliões ganham a Avenida General Rondon pelo simples prazer de brincar e dançar ao som do frevo e das marchinhas. As Pastoras eram personagens centrais dos antigos ranchos e cordões que, segundo a tradição, eram detentoras de segredos passados pelos mestres músicos ao longo dos desfiles carnavalescos de Corumbá. Já o Bloco dos Palhaços traz de volta o brilho das festas à fantasia. Arlequins, Pierrôs e Colombinas revivem, no desfile na passarela do samba, o triângulo amoroso que protagonizam ao longo do tempo.

Um comentário: